Você pensa em remeter parte do seu dinheiro para fora do Brasil? Você está tranquilo, ou preocupado em manter 100% de seus recursos no Brasil? Entenda as principais razões para diversificar internacionalmente suas reservas financeiras.
1. Diversificação de mercado
Diferente de investimentos no Brasil, as opções no exterior permitem que você acesse novos mercados, de empresas globais, com diferentes segmentos e culturas. Ao investir no exterior você não irá atrelar os seus recursos financeiros e investimentos apenas à ativos brasileiros e em reais, você será sócio das maiores, melhores e mais lucrativas empresas do mundo, como a Apple, Disney, Johnson & Johnson, Google dentre milhares de outras. Além disso, poderá optar por títulos públicos do governo dos Estados Unidos, da Suíça, da Alemanha e outros países desenvolvidos, considerados entre os investimentos mais seguros do mundo.
2. Preocupação com a alta dívida pública
Todo país que não controla as suas contas, gastando mais do que arrecada, sofre com a possível desvalorização da sua moeda. Ter investimentos em outros países ajuda a proteger o seu dinheiro, pois você estará investindo em moedas fortes, a exemplo do Dólar, Franco Suíço, e a Libra, que historicamente, são muito mais estáveis que o nosso Real Brasileiro.
3. Proteção contra bloqueios judiciais indevidos
São muitas as razões que podem levar um juiz a bloquear valores da sua conta no Brasil. O nosso sistema jurídico não é homogêneo. Se isso ocorrer, você fica impedido de movimentar seus recursos, de pagar as contas, de fazer compras, uma situação bem caótica. Para evitar este enorme transtorno, é sempre bom ter um valor investido fora do Brasil, que poderá também servir como uma reserva de emergência.
4. Alta carga tributária
A alta carga tributária e a possibilidade de criação e aumento de impostos é outro motivo para você optar por transferir parte do dinheiro para o exterior.
5. Histórico de hiperinflação
A inflação extremamente alta e até hiperinflação ocorreram no Brasil durante o período da década de 80 e 90. O Brasil já teve nove trocas de padrão monetário e sete moedas. Manter recursos em moeda forte, como o dólar, ajudam a proteger seu poder de compra.
6. Medidas de controle de capital
Países podem adotar a restrição da movimentação de dinheiro para o exterior quando enfrentam períodos mais caóticos, como hiperinflação, conflitos externos ou internos dentre outros problemas de ordem política e macroeconômica.
7. Confisco de aplicações financeiras
O Brasil tem histórico de confisco de aplicações financeiras. No passado, já sofremos com o confisco da poupança e o bloqueio de valores nas contas correntes. Essas são medidas drásticas que o governo pode adotar para controlar a inflação.
8. A necessidade de investir em uma moeda forte
O Brasil não tem uma moeda estável. Países, como os EUA, têm a mesma moeda há mais de 200 anos. Já o Franco Suiço foi criado em 1850 e a Libra da Inglaterra, há quase 1.000 anos. Em contrapartida, não sabemos até quando o real atual vai permanecer. Passar a investir no exterior é aplicar o dinheiro em moedas mais sólidas.
Os motivos que levam cada vez mais pessoas a investir no exterior são muitos. Essas são apenas algumas das preocupações que motivam brasileiros a transferir parte do seu capital para outros países.
Lembre-se: A Cambionet pode te assessorar na abertura de uma conta no exterior, para você começar agora mesmo! Ficou com alguma dúvida sobre a importância de investir no exterior? Entre em contato com a Cambionet e conte com o suporte do nosso time para te auxiliar no que for necessário.