Cambionet

Cambionet

WhatsApp

Central de Vendas

4000-1239

As comemorações do Carnaval em diversos países

Desfile das escolas de samba, blocos, trios elétricos, bonecos gigantes. São muitas as formas de pular o Carnaval no Brasil e isso demonstra o tamanho da importância que essa festividade tem para o nosso país. Uma celebração que tem por tradição terminar na Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação para a Páscoa, se tornou um momento fundamental da cultura brasileira. Tanto que o Brasil é conhecido, mundialmente, como o país do Carnaval. Mas essa celebração está longe de ser nacional.

Outros países também comemoram o Carnaval, das mais variadas formas.

Veja a seguir as principais comemorações:

Barranquilla, na Colômbia – As festividades, que ocorrem por quatro dias (de sábado a terça), são muito animadas e coloridas, com destaque à rica cultura caribenha da região, antecedendo o início da Quaresma. Com grandes desfiles de carros alegóricos, grupos folclóricos, e comparsas que representam tradições locais, as festas carnavalescas de Barranquilla foram declaradas pela Unesco em 2003 Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Um dos eventos mais destacados é o desfile chamado “Batalha das Flores”.

Colônia, na Alemanha – É uma das festividades mais animadas e tradicionais da cidade. Conhecido localmente como “Kölner Karneval” ou “Fastelovend”, o evento tem uma atmosfera vibrante e colorida.
Durante o Carnaval, a cidade é tomada por desfiles, festas e eventos temáticos. As ruas ficam cheias de foliões vestidos com fantasias extravagantes, dançando, cantando e celebrando.

Montevidéu, no Uruguai – Diferentemente de alguns outros lugares famosos por desfiles grandiosos, o Carnaval em Montevidéu é caracterizado por um evento chamado “Desfile de Llamadas”.
O Desfile de Llamadas é uma celebração afro-uruguaia que destaca a cultura candombe, uma tradição que tem raízes na comunidade africana que viveu no Uruguai durante o período colonial.

Nice, na França – O Carnaval, que ocorre durante 15 dias, é famoso por seus desfiles coloridos, carros alegóricos, batalhas de flores e decorações extravagantes nas ruas. Além dos eventos visuais, há queima de bonecos no último dia, representando a transição para a primavera.

Londres, na Inglaterra – Chamado de Notting Hill Carnival, o evento ocorre anualmente em agosto, durante o verão, e completou 70 anos em 2023. Criado por comunidades caribenhas no bairro londrino para festejar suas raízes e cultura, a celebração atrai multidões e representa a rica diversidade cultural da cidade. Colorido e animado, o evento é marcado por desfiles de rua, apresentações de música caribenha, danças, trajes vibrantes e uma atmosfera festiva.

Quebec, no Canadá – Realizado na capital da maior província canadense, é um dos maiores festivais de inverno do mundo. Corridas de trenó, esculturas de gelo, paradas, concertos, diversas competições e eventos ao ar livre são algumas das atrações que movimentam o período de Carnaval, que ocorre entre janeiro e fevereiro, por mais de dez dias.

Veneza, na Itália – Durante o Carnaval, Veneza ganha vida com uma variedade de eventos, como desfiles de máscaras, concursos de fantasias, bailes de máscaras em palácios históricos e apresentações de música e dança. Há ainda desfiles na Praça São Marcos.

Além disso, as tradicionais gôndolas de Veneza muitas vezes são decoradas para a ocasião, proporcionando um cenário único e encantador nos canais da cidade.

São muitos os países que gostam de um bom Carnaval. Se você é fã dessa celebração, que tal escolher uma dessas tantas opções e planejar a próxima viagem?