Cambionet

Cambionet

WhatsApp

51 98032-1933

Central de Vendas

4000-1239

O que provoca a queda ou alta do dólar em relação ao real

O valor do dólar muda o tempo todo, diariamente e várias vezes durante o dia. Por que será que existe tanta oscilação no mercado de câmbio?

Vamos começar destacando o que é câmbio: É o preço da moeda como mercadoria, ou seja, indica quantos reais são necessários para comprar um dólar.

O que faz o dólar subir em relação ao real?

São muitos os fatores que influenciam na alta do dólar, mas há três bem impactantes que resultam nessa variação:

Déficit da balança comercial: Quando o Brasil compra mais produtos de fora do que vende, ou seja, importa mais do que exporta, a oferta de dólares diminui, o que puxa pra cima a cotação da moeda.

Gastos de brasileiros no exterior: quando os turistas brasileiros gastam em outros países, na prática, há uma saída de dinheiro do Brasil para os EUA. 

Juros americanos: se os juros nos Estados Unidos sobem, a tendência também é que investidores brasileiros levem seu dinheiro para fora, já que a taxa nos EUA fica mais atrativa.

E o que leva o dólar a cair em relação ao real?

Isso ocorre quando o cenário é o contrário do apontado para a alta. Veja os três casos que mais influenciam na queda:

Superávit comercial: quando o Brasil vende mais produtos no exterior, as empresas brasileiras recebem pagamento em dólar. Quando ele importa, as empresas precisam de dólar para pagar seus fornecedores, ou seja, aumenta a demanda por dólar. Quando há um superávit comercial – exportações acima das importações – o fluxo financeiro gera uma entrada de dólar no Brasil.

Gastos de turistas estrangeiros: quando eles trocam dólar por real no Brasil, aumenta a oferta de dólar no país e a demanda por real. Ou seja, o aumento dos gastos dos turistas estrangeiros no país contribui para a queda do dólar em relação ao real.

Juros brasileiros: quando a taxa de juros brasileira sobe, fica mais atrativo para os investidores estrangeiros colocarem dinheiro nas aplicações financeiras no país, porque o dinheiro vai render mais.

Afinal, qual a melhor cotação do dólar para a economia do país?

No curto prazo, alguns setores se beneficiam com a alta do dólar, mas no médio e longo prazo, todos acabam perdendo dinheiro por causa do enfraquecimento da economia. Em contrapartida, quando o dólar tem pouco valor em relação ao real também não é indicativo de estabilidade.

Quer saber mais sobre a importância das variações do dólar e como ele pode maximizar os lucros das suas operações? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp 51 98032-1933 ou por telefone 4000-1239 e conheça as melhores soluções para a sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.